Estudo com abordagem quantitativa do tipo descritiva, longitudinal, realizado a todos os alunos do7º e 9º ano de escolaridade das escolas da região Alentejo.
A recolha de dados é realizada através da aplicação de questionário online.
O questionário será aplicado anualmente no sentido de possibilitar a monitorização dos comportamentos de saúde dos adolescentes relativamente aos consumos nocivos. Esta estratégia permitirá que cada grupo seja sujeito ao mesmo questionário duas vezes ao longo do seu percurso escolar (no 7º e no 9º ano).
Será solicitada a colaboração de todos os atores relevantes das escolas envolvidas no projeto.
Os dados serão tratados com recurso ao SPSS, utilizando-se estatística descritiva e inferencial, sempre que se justifique.
Instrumentos de avaliação:
Para a recolha de dados, é utilizado um questionário de auto-preenchimento on-line de Carvalho (2001). Entre outros aspetos, através da aplicação do questionário pretende-se conhecer a prevalência do consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e drogas ilegais e identificar relações entre alguns fatores e os referidos consumos.
Questionário validado quanto à sua legibilidade e a compreensibilidade do conteúdo das questões através do pré-teste aplicado a duas turmas, uma de 6º e outra de 10º ano.
Recolha de dados:
O questionário é disponibilizado online a partir de uma plataforma de questionários da Universidade de Évora.
Confidencialidade nos registos:
O questionário é anónimo, de participação voluntária e com consentimento livre e esclarecido dos pais/encarregados de educação dos participantes. Os dados obtidos serão sujeitos a rigoroso sigilo e anonimato e serão apenas utilizados no estudo em causa.